Foto: Mark Braunstein (Divulgação)
A Universidade Franciscana (UFN) anunciou, na sexta-feira, a criação de seis novos cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância (EaD): Tecnólogo em Gestão Comercial; em Gestão Financeira; em Negócios Imobiliários; Tecnologia em Marketing; Tecnologia em Logística e Tecnologia em Processos Gerenciais. A iniciativa foi aprovada pelo Conselho Universitário da instituição em reunião no dia 28 de maio.
- Os cursos EaD são destinados para um público que já está no mercado de trabalho, mas não tem Ensino Superior. Queremos atender, na medida do possível, a demanda que a sociedade tem desses profissionais. Vale ressaltar que o aluno de EaD pode usufruir de toda a infraestrutura física da universidade, assim como das nossas escolas franciscanas, que serão polos de suporte para nossa graduação - ressaltou a reitora Iraní Rupolo, dando ênfase na relação social que a instituição tem com a comunidade e com o desenvolvimento social e econômico.
Agora, são nove os cursos EaD ofertados pela UFN. Além desses seis novos, duas licenciaturas serão oferecidas nesta modalidade: em Pedagogia, que continua, também, na forma presencial, e em Geografia, que passa a ser ofertada somente em EaD. O tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos já era ofertado pela instituição. As inscrições online são gratuitas e já podem ser feitas pelo site. Conforme a coordenadora de Educação a Distância da UFN, Taize de Andrade Machado Lopes, um dos diferenciais é que a produção dos materiais utilizados nas aulas é interna.
Ex-secretário de Educação fala sobre a carreira na administração publica
- São cursos de curta duração, de dois anos, que preparam rapidamente para o mercado de trabalho e tem flexibilidade para o aluno estudar. Além disso, o mesmo professor do curso presencial é quem faz os conteúdos para os cursos a distância, para ter a mesma qualidade - destaca Taize.
Durante o mês de maio, a Reitoria trabalhou na capacitação interna entre técnico-administrativos e professores, com foco no cenário da educação digital, onde foi abordada a nova forma comercial de captação de alunos que será adotada pela UFN.
A vice-reitora, Solange Fagan, enfatiza que todas as propostas atendem a um cenário, sem prejuízo à identidade e à marca de qualidade da UFN:
- Cada colaborador tem o papel de projetar nossa marca, captar e prestar um bom atendimento para reter nossos alunos até a conclusão do curso. Devemos, agora, ser cada vez mais ativos na prestação dos serviços e no relacionamento com nossos alunos.
INTEGRAÇÃO
Na manhã de sexta-feira, também foi apresentada a formação do Conselho de Integração Comunitária (CIC), que tem por objetivo a integração entre a universidade e a sociedade, por meio da escuta de demandas da qual a comunidade necessita, bem como sugerir a criação de novos cursos, programas de pesquisa e extensão, e propor ações. De acordo com a instituição, o conselho assume o papel de articular iniciativas e anseios da sociedade, em consonância com projetos educacionais, sociais e econômicos da UFN. O conselho se reunirá uma vez por semestre ou conforme as demandas da sociedade.
COMPOSIÇÃO DO CONSELHO
Integrantes
- Iraní Rupolo - Reitora
- Solange Binotto Fagan - Vice-Reitora
- Vanilde Bisognin - Pró-reitora Acadêmica
- Inacir Pederiva - Pró-reitora de Administração e Finanças
- Marcos Alexandre Alves - Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa
Representantes da Sociedade Civil Organizada
- Sr. Ricardo Rossato - Arquidiocese de Santa Maria
- Luiz Alberto Flores - Fórum das Entidades Empresariais de Santa Maria
- Associação dos Municípios da Região Centro do Estado (AM Centro)
- Paulo Ricardo Salerno - Prefeito de Restinga Sêca
- Tiago Martini Sanchotene - Santa Maria Tecnoparque
- Souvenir Torres Machado - Associação dos Veículos de Comunicação de Santa Maria
Representantes da Mantenedora
- Irmã Maria Ladi Ely
- Irmã Liliane Alves Pereira
Representantes da UFN, indicados pelo Conselho Universitário
- Alencar Kolinski Machado - Área pesquisa
- Juliana Silveira Colomé - Área extensão
- Lissandro Dorneles Dalla Nora - Área inovação
- Sione Gomes dos Santos - Ensino de graduação
- Thais Dorow - Ensino de pós-graduação
Presidente da Comissão de Avaliação Institucional
- Sibila Rocha
*Com informações da assessoria de comunicação da UFN